Trazer a sua família

Se após vir para a Holanda quiser trazer alguém para morar consigo deve algumas questões em atenção. No caso da pessoa ser portuguesa (ou de um país da UE) tem de registar essa pessoa na Gemeente, tal como fez para si mesmo quando chegou. No caso de vínculos matrimoniais ou de paternidade, deverá possuir os documentos comprovativos para os membros da família, i.e. certidão nascimento ou casamento, etc.

Se a pessoa não tiver a nacionalidade de um país da UE, esta deverá ter a sua própria autorização de residência. Ao pedir esta autorização existem várias situações que podem ajudar ao seu diferimento. Para citar alguns exemplos: uma relação (comprovada oficialmente) com quem já habita na Holanda; um contrato de trabalho na Holanda quando a empresa paga pela autorização de residência; ser estudante, etc.

Os exemplos dados NÃO são garantia de obter permissão de autorização de residência ou trabalho para cidadãos que não sejam da UE. Podem ser necessários longos tempos de espera e pagamentos para pedidos que podem não chegar a ser autorizados. Para informações sobre as várias possibilidades de trazer alguém para residir consigo na Holanda, sendo você português(a) aceda a esta secção na página dos serviços de imigração holandeses (IND).

No caso de querer dar início ao processo de autorização de residência (MVV) para uma terceira pessoa, o formulário do IND é o seguinte:

http://english.ind.nl/Images/5003-m138-eng_tcm111-326124.pdf