Comunicações

 

TELEMÓVEL
Na hora de comprar um telemóvel com um número holandês existem várias opções. No entanto, qualquer que seja a operadora selecionada são comuns os contratos pós-pagos de 12 ou 24 meses. Estes contratos (abonnementen), normalmente, normalmente, já um telefone topo de gama, chamadas e internet móvel. Os smartphones têm um uso muito difundido na Holanda e pode-se tirar o máximo proveito através de aplicações com acesso à internet para os horários dos transportes, compras do supermercado, banco e, não menos importante, claro, o tempo.
Como grande parte das pessoas adquire o telefone através de abonnament (mais lucrativo para as operadoras que cobram o custo do telefone no contrato) é por vezes menos divulgada a compra do cartão pré-pago (simkaart) num telefone desbloqueado (simvrij). É ainda possível fazer contrato para pacote de chamadas e internet sem ter de adquirir o telefone.
Principais operadoras de telemóvel:

Vodafone
KPN (provavelmente a que possui o melhor sinal de rede)
Telfort
T-Mobile

Operadoras de baixo custo (óptimas para cartão pré-pago):
Lebara
Lyca
Simyo

nota: Qualquer que seja a operadora, todos os números de telefone móveis começam por 06.

 

TELEFONE, INTERNET e TV CABO
A Holanda tem uma boa infraestrutura de comunicações e existem diversos fornecedores que combinam telefone, ternet e tv por cabo. Alguns dos principais são:

– Ziggo
– XS4All
– KPN

Os pacotes de serviços oferecidos variam a todo o instante, contudo é possível obter contratos que podem ser cancelados ao mês em alguns fornecedores. Para fazer uma instalação nova numa casa pode ser necessário combinar uma data com até cerca de um mês de antecedência, o que não quer dizer que serviço no final das contas seja o melhor. Afinal de contas, as empresas fornecedoras destes serviços acumulam um certo número de reclamações por parte dos clientes.