Burocracias importantes

 

BSN
Quando da chegada à Holanda uma das burocracias mais importante é o BSN Burgerservicenummer e que funciona como um número de registo do cidadão neste país. A emissão deste documento permite o acesso a serviços públicos, como a segurança social, abrir conta num banco ou, claro, poder trabalhar. A sua emissão é feita na Câmara Municipal da área de residência (Gemeente) e a cidadãos portugueses é requerida a apresentação de cartão de cidadão ou passaporte e comprovativo de residência (ex: contrato de arrendamento). Este último, porém, poderá ser substituído por terceira pessoa que acolha o requerente do BSN na sua casa. Para pedir o BSN deve ser feito um agendamento (afspraak termo em holandês e, geralmente usado para diversíssimos outros serviços) junto da Câmara. A emissão do documento deve durar algumas semanas.

IND
Um passo adicional ao BSN é o registo como cidadão europeu junto do IND Immigratie- en Naturalisatiedienst que são os serviços de imigração. O registo é aplicável a cidadãos portugueses que permaneçam mais de três meses na Holanda. Para tal pode ser feito um agendamento junto do IND através do telefone 0900 1234561.

fonte:IND

CONTA BANCÁRIA
A abertura de uma conta bancária é fundamental na Holanda, não só para receber o salário, como também para as transações do dia-a-dia. Comparativamente a Portugal, as caixas multibanco holandesas existem em menor número e com muito menos funções. Daí que, possuir número de conta e cartão de débito de um banco holandês permite efetuar compras em todos os estabelecimentos (pinnen), o que nem sempre é possível com um cartão estrangeiro. Deste modo, e porque na Holanda até pequenas quantias, como um pequeno almoço, são pagas com cartão é conveniente ter um. Além disso, número de conta bancária na Holanda é um dos mais importantes, após o BSN, e acaba por ser necessário mais tarde ou mais cedo em qualquer formulário ou inscrição, pois permite debitar ou creditar mensalidades, faturas, serviços ou mesmo impostos de forma automática.

Outra coisa positiva em ter conta num banco holandês é a facilidade de gerir a conta online, por ser bastante simples e organizado. Adicionalmente, o envio online de remessas de dinheiro para o estrangeiro, através do IBAN, fica facilitado. Finalmente, ter uma conta com cartão holandês permite fazer compras online em sítios holandeses através do difundido sistema iDEAL.

Principais serviços bancários:
Pinnen – pagamento normal com código.
Chipknick – pagamento sem código para pequenas quantias.
iDEAL – serviço de pagamento online usado pelos bancos holandeses.