Holandês

 

INBURGERING
Uma das possibilidades de aprender holandês é seguir o trajeto de integração para estrangeiros (inburgering) o qual permite aprender a língua e questões de cultura geral sobre os Países Baixos e a sua sociedade.  O processo de inburgering serve também para obter a nacionalidade, o que é objetivo dos cidadãos estrangeiros, sobretudo não-europeus. No entanto, pode ser apenas uma boa maneira de aprender holandês e de integração na sociedade  holandesa. O processo de inburgering tem dois trajetos diferentes, os quais resultam em dois exames finais distintos:

Inburgeringsexamen – Sobre a língua e sociedade holandesas. Informações detalhadas sobre este exame em: http://www.inburgeren.nl/inburgeraar/examen/examen.asp

Staatsexamen  NT2 –   Maior aprofundamento de conteúdos sobretudo ao nível do holandês falado e escrito. Útil também para quem necessite de aprovação no exame NT2 para o seu posto de trabalho ou queira fazer um curso de nível 3 ou 4, HBO ou universidade. Resumo de informações sobre este exame em: http://www.ib-groep.nl/Images/5237_tcm7-625.pdf

fonte: inburgeren.nl

 

OPÇÕES PARA APRENDER HOLANDÊS
Os exames descritos acima são o culminar do trajeto de integração inburgering, mas podem ser também realizados espontaneamente por inscrição no exame. Para isso a pessoa pode estudar holandês por si mesma ou seguir cursos privados. Assim para aprender holandês, algumas sugestões são:

Inburgering – Comece por perguntar na Gemeente  da sua área de residência se pode seguir este curso. Esta deverá uma das melhores possibilidades de seguir um curso gratuito. No entanto devido aos cortes orçamentais a partir de 2013 (ou nalguns casos antes) estes cursos são já pagos em parte pelo utilizador. Portanto quanto mais cedo se dirigir melhor. Este curso pode demorar até um ano e meio dependendo do nível de cada pessoa.

Curso privado (com preparação para o Inburgering) Escolas privadas que não tenham acordo com as câmaras municipais, oferecem também cursos de preparação para os exames de inburgering. Pode consultar algumas dessas escolas nos seguintes sítios:

http://www.blikopwerk.nl/inburgeren/kwaliteitsgids
http://www.hetbegintmettaal.nl/zoekinuwbuurt/

Outros/autodidáticos – Para quem quiser aprender por si mesmo a língua ficam abaixo algumas sugestões:

Sítios para aprender online:
http://www.dutchgrammar.com/
http://www.taalthuis.com/

Método com livro, cd’s e testes escritos e de pronuncia via computador:
http://www.delftsemethode.nl/